Banco dos Saberes na Praça Duque de Caxias, dia 19/10 - Santa Tereza Tem
Logo

Banco dos Saberes na Praça Duque de Caxias, dia 19/10

banco saberes liliUm banco diferente, que não empresta e não guarda dinheiro, mas distribui saberes. É o Banco dos Saberes (BS), um movimento colaborativo, sem fins lucrativos, que reúne empreendedores criativos de espírito solidário em praças públicas de Belo Horizonte. Em cada banco de praça ocupado tem alguém especial com algo a ensinar, trocar e compartilhar sobre um tema, uma expertise ou um saber a oferecer de forma solidária.

Quem explica é Eliana Paes Ito, mais conhecida por Lili Ito, cocriadora do CoLab 4D e do Banco dos Saberes, e também organizadora do evento. Segundo ela, “o CoLab 4D, coletivo que organiza a ação, visa aliar a Economia Criativa à Economia Colaborativa para fortalecer o desenvolvimento sustentável. Dentro dessa ótica, quem trabalha com o que vai ensinar, também expõe produtos e faz contatos para vendas futuras, já que esse não é um evento para comercialização.” Por exemplo, se você produz peças de tricô, durante o evento ensina seu ofício a quem quiser aprender e ao mesmo tempo expõe seu produto e arte, divulgando seu trabalho.

 A ideia do Banco de Saberes foi lançada no curso Prosperidade 4D: Economia Criativa e Colaborativa, ministrado pela especialista na área, Lala Deheinzelin.  Os 4D representam os pilares da sustentabilidade: Ambiental, Financeiro, Social e Cultural. 

 banco saberes oficinaO evento já teve duas edições no primeiro semestre deste ano, na Praça da Liberdade e o próximo será em Santa Tereza, na Praça Duque de Caxias, dia 19 de outubro, de 09 às 13 horas. Lili diz que a escolha de Santa Tereza para começar a itinerância do projeto, é por ser um dos bairros mais tradicionais da cidade, com forte vínculo cultural e uma comunidade ativa.

 Nesta edição, haverá vários participantes compartilhadores de saberes e ofícios como  o cozinheiro Flávio Dornas, a artesã Lívia Leão, Carol Meyer do site Dicas da Carol, as contadoras de histórias Vírginia Cândido e Mária Célia, os grupos Tai Chi Chuan no Parque Municipal, Greenpeace, Vestíveis Urbanos e os terapeutas holísticos da Casa Hridaya, que fica em Santa Tereza.

Lili faz questão de reforçar que o evento é aberto a toda comunidade e moradores do bairro, que quiserem participar, não só visitando, mas expondo e compartilhando sua arte e trabalho. Basta ter espírito colaborativo e querer ser um compartilhador. Para participar, o interessado deve entrar no link https://bit.ly/1CKTjEw preencher o formulário e enviar.

 Portanto, artesãos, profissionais da saúde, cozinha e artistas do bairro essa é uma boa oportunidade para não só divulgar, mas também compartilhar o seu saber.

Lili ressalta que “o grupo é aberto a qualquer pessoa de espírito colaborativo, que queira construir uma Beagá mais solidária, baseada nos princípios da sustentabilidade.  Se quiser aprender um pouquinho sobre um tema, se divertir e curtir um domingo bem diferente e alegre, é só nos visitar lá na praça.”

Para saber mais acesse a pátina do Facebook: https://www.facebook.com/events/363582793794944/?fref=ts

 

 

 

 

Anúncios