Copasa vende água e ar, denuncia consumidor - Santa Tereza Tem
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Copasa vende água e ar, denuncia consumidor

O morador de Santa Tereza, Rodrigo Friche, nos mandou um vídeo em que denuncia que o hidrômetro de sua casa continua marcando, mesmo sem o fornecimento de água, que está faltando desde ontem no bairro e que está pagando sem consumir o produto.

Segundo Rodrigo Friche, sua conta de água vem em torno de 270 a 300 reais/mês, o que ele considera um absurdo. Por isso vem monitorando seu hidrômetro e fazendo vários testes para ver se há algum vazamento. Mas nada foi encontrado. No dia em que faltou água no bairro, semana passada, ele conta que abriu a torneira que é ligada direto à água da rua e em lugar do líquido saiu ar.  “Já havia lido sobre esta questão de ar nos canos da Copasa e que a Associação das Donas de Casa já havia entrado com uma ação na Justiça. Resolvi então fazer um teste. Pedi minha esposa para abrir a torneira, enquanto eu conferia o hidrômetro. Não deu outra. O relógio ficou rodando e marcando mesmo sem sair água. Então fiz o vídeo para provar.”

Diante disso, Rodrigo diz que “fiquei revoltado, pois estou pagando por ar. Liguei para a Copasa para reclamar e atendente explicou que essa questão é normal, devido à falta de água. Dei então como exemplo, que se eu tivesse um posto de gasolina e eu aferisse a bomba tendo 50% de ar e 50% de gasolina, você compraria no meu posto? Ela desligou na minha cara.”.

Rodrigo ligou novamente e outra atendente disse que isso deveria ser conversado pessoalmente. “Fui então à Copasa, na Avenida do Contorno. Mostrei o vídeo ao atendente. Ele disse que é assim mesmo e que para melhorar eu deveria comprar um aparelho para eliminar o ar antes que ele chegue ao hidrômetro. Que a Copasa faria a instalação, podendo cobrar uma taxa pelo trabalho. Esclareceu ainda que esta é uma decisão da Justiça, em um processo ganho pela empresa”, conta Rodrigo.

 Isto não está certo, reclama ele, pois “a Copasa é que deveria ser responsável pelo fornecimento de um hidrômetro com o equipamento para cobrar apenas pela água e não ar. Isso é uma obrigação da empresa que presta o serviço e não do consumidor. Quer dizer nos dias em que faltou água, a gente continua pagando, mas por ar.”

O Santa Tereza Tem procurou a Copasa, por meio da Assessoria de Comunicação, para entrevistar alguém responsável por essa questão.  Recebemos a seguinte nota explicativa:

“Em atenção à sua solicitação sobre ar na rede de abastecimento de água, a Copasa informa que o morador pode instalar o eliminador de ar na sua ligação. Para isso, basta fazer a solicitação em qualquer Agência de Atendimento da Copasa. Porém de acordo com o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a Copasa e o Procon  Estadual e Movimento das Donas de Casa e Consumidores  de Minas Gerais, em 04/08/2006, a instalação do equipamento deve ser feita pela Copasa a pedido do cliente.

Além disso, conforme estabelecido pelo Ministério Público, para garantir a sua inviolabilidade, a Copasa deverá fazer a instalação somente daqueles  equipamentos que estejam relacionados no site: www.mp.mg.gov.br, aprovados/homologados pelas Universidades Federais de Minas Gerais (UFFMG) ou de Itajubá (UNIFEI), uma vez que esses modelos possuem sistema de lacre que impeça a sua retirada ou desmontagem.

O Cliente deve comprar o equipamento conforme recomendação contida no site acima citado. Para executar o serviço, será cobrado o valor de R$ 161,74, se for o padrão de ½’, aéreo ou embutido, ou R$381,51, se for caixa no passeio relativo aos custos do serviço de montagem/instalação do equipamento pela Copasa, além de um valor de R$10,80 da visita para estudo técnico a título de vistoria.”

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