A água já voltou, mas não custa economizar - Santa Tereza Tem
Logo

A água já voltou, mas não custa economizar

Apesar da Copasa não ter ainda divulgado nenhuma informação sobre a normalização do abastecimento de água nos bairros e cidades afetados pelo problema ocorrido ontem, à tarde, na unidade de Nova Lima do sistema do Rio das Velha, hoje pela manhã, já há água nas torneiras em Santa Tereza.

De qualquer forma fica o alerta de que nunca é demais economizar o precioso líquido, principalmente nessa época de seca brava.  Os efeitos da estiagem prolongada já atingem diversas cidades do interior.

Em notas divulgadas pela imprensa, a Copasa informa que já aumentou sua produção média de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte em 5% e trabalha com capacidade máxima de cerca de um bilhão e trezentos milhões de litros por dia.  A empresa garante que os reservatórios da Grande BH estão com os níveis de oscilação previstos para o período de estiagem, por isso não existe o risco de desabastecimento. 

Entretanto, há vários municípios em situação grave, devido a queda da vazão dos mananciais, como Oliveira, Itabira, e Uberaba, entre outros. 

De acordo com dados publicados pela Agência Nacional de Águas (ANA), no relatório Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, há grande chance de em 2015, mais de três mil municípios brasileiros serem atingidos por problemas no abastecimento de água, inclusive em Minas Gerais.

Portanto, não custa nada adotar o consumo consciente do precioso líquido. Com o uso racional da água, além de contribuir para evitar o desabastecimento, ainda economiza no bolso.

Dicas para economizar água no dia a dia em casa:

 agua mangueiraComece olhando como você age em sua casa, cada um de nós, gasta em média 250L de água por dia. Coisas simples vão ajudar a reduzir o consumo e a conta no final do mês.

1.Feche a torneira quando escovar os dentes ou fizer a barba. Deixando-a aberta, estará consumindo cerca de 30L de água a mais.

2. Tente tomar banho e, 5 minutos e se possível, feche a torneira enquanto se ensaboa. A cada minuto, mais 25L de água vão embora pelo ralo.

3. Deixe os talheres e pratos de molho dentro da pia antes de lavá-los: não deixe a torneira aberta, enquanto ensaboa e controle a pressão da água. Você estará economizando 100L de água.

4.Ao esfregar as roupas, mantenha a torneira do tanque fechada e abra somente no enxágue, controle a pressão da água.

5. Use a máquina de lavar com a carga máxima e evite o excesso de sabão, que aumenta o número de enxágues.

6.Use balde em vez de mangueira para lavar o carro; se usar mangueira mantenha fechada sempre que estiver ensaboando o carro.

7.Não regue as plantas nas horas quentes do dia. A água evapora antes mesmo de atingir as raízes.

8. Jamais use água para varrer calçada.! Use a vassoura.

9. Confira os vazamentos nos vasos sanitários, que passa de 100L por dia.

(Centro de Estudos Ambientais, UNESP./Profa. Dra. Sâmia Maria Tauk-Tornisielo)

 

Anúncios