Ateliês de Santa Tereza: Arte restauradora de Kátia - Santa Tereza Tem
Logo

Ateliês de Santa Tereza: Arte restauradora de Kátia

Letícia Assis

O bairro Santa Tereza é um reconhecido centro cultural de Belo Horizonte, por reunir artistas, bares e casas de shows, equipes de produção artística e ateliês. Mas pouca gente sabe, que aqui também há a arte da restauração.  A Salvo Restauro – Arte, Cultura e Preservação do Patrimônio – é um desses empreendimentos, fundado pela historiadora e restauradora Kátia Salvo.

Kátia Salvo

Moradora de Santê desde que nasceu, no início deste ano, ela recebeu uma curiosa e importante missão: restaurar as imagens de Santa Teresa e de Santa Terezinha, padroeiras da igreja do bairro. As restaurações revelam a riqueza histórica e a beleza original das peças, que chegaram de Portugal para compor a nova paróquia, em 1929.

A imagem de Santa Terezinha foi a primeira a chegar ao ateliê. Quando a restauração foi iniciada, Kátia e seu marido, Vinícius Varela, artista plástico e também restaurador, não imaginavam que teriam tantas surpresas. “Logo na primeira etapa, de limpeza e raspagem da superfície, descobrimos que a imagem havia recebido várias camadas de tinta ao longo dos anos. Chegar à pintura original, preservando toda sua integralidade, foi uma tarefa longa e muito minuciosa”, recorda.

Restauração da imagem de Santa Teresa de Ávila

Cinco meses depois e completamente restaurada, Santa Terezinha voltou ao altar da Igreja de Santa Tereza. Com o resultado do restauro, a imagem ganhou um semblante aberto e cores vívidas. O trabalho foi tão bem avaliado pelo padre e pelos fieis, que a paróquia não teve dúvida em mandar restaurar sua segunda representante. .

Tesouro revelado

No processo de restauro das duas imagens, ao retirar a tintura excedente, os restauradores foram revelando detalhes escondidos, como as flores em tons abertos carregadas por Santa Terezinha e a placa com a data de sua chegada, em 1929, as contas do rosário em cor dourada e o brilho do manto de Santa Tereza. “Ficamos emocionados ao descobrir ícones e tons que valorizam significativamente as obras, mas que não podiam ser apreciados. Eram como tesouros escondidos!”, compara Kátia.

Santa Teresinha: antes e depois As imagens de Santa Teresinha, antes e depois da restauração

Para ela, que foi criada no bairro Santa Tereza e participou de eventos e celebrações da paróquia, o trabalho é especial. “Eu me sinto honrada, pela importância que a restauração tem para a memória da igreja e da comunidade, e por me remeter muito à minha infância. Além disso, o reconhecimento das pessoas é gratificante. Agora, quando ando pelo bairro, sempre sou reconhecida e parabenizada. Estou me sentindo um astro!”, brinca Kátia. “É um trabalho muito demorado e detalhista, que exige paciência. Mas é um desafio grande e compensador”, complementa Vinícius.

Vocação para o restauro

Kátia Salvo formou-se em História e especializou-se em Restauração pelo Centro de Conservação e Restauração (Cecor) da UFMG. Dentre trabalhos de destaque, ela atuou na segunda etapa da restauração do arquivo histórico documental do município mineiro de Cristina, em 2009; coordenou a restauração das obras do Vale do Jequitinhonha do Centro de Arte Popular da Cemig, integrado ao Circuito Cultural Praça da Liberdade, em 2011; fez a primeira etapa da restauração de portas e janelas da Maternidade Hilda Brandão, em 2012; conservação do Museu do Mineirão.

Kátia e o marido, também restaurador, Marcus Vinicius Araújo

A Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha chama atenção por possuir duas padroeiras, o que às vezes causa certa confusão.  Assim como as duas santas, Kátia Salvo é confundida com sua irmã gêmea, chamada Lúcia, que também é moradora do Santê. “Somos gêmeas idênticas, a única diferença é que ela tem uma pinta no rosto que eu não tenho. Mas, como quase ninguém repara, somos constantemente confundidas. Esses dias, pelo bairro, ela também tem recebido muitos elogios e agradecimentos pela restauração da santa” conta Kátia aos risos.

Kátia também restaura documentos antigos, pequenas e grandes imagens, peças em louça e gesso. Contato da Kátia: 98729.4468

Curiosidades

Conta-se, não sei se é verdade, que a hitória duas padroeira deu-se porque, quando a arquidiocese de Belo Horizonte instituiu a paróquia, mandou buscar de Portugal uma imagem de Santa Teresa. Mas, por engano, foi entregue uma imagem de Santa Terezinha. O erro foi corrigido com a chegada da imagem de Santa Tereza, mas, já apegada à imagem de Santa Terezinha, a comunidade a acolheu como padroeira, passando a adotar o nome e a imagem das duas santas.

Anúncios