A cinquentenária Mafalda - Santa Tereza Tem
Logo

A cinquentenária Mafalda

A cinquentenária Mafalda: “Pare o mundo que eu quero descer”

Nos anos de 1960, uma garotinha de classe média de Buenos Aires, indignada com as notícias de violência e guerras, gritou: “Parem o mundo, que eu quero descer”. Essa e muitas outras frases de Mafalda – principal personagem de quadrinhos do cartunista argentino Quino – deram a volta ao mundo, foram traduzidas em vinte línguas e continuam atuais, infelizmente, as suas críticas à desigualdade social e à violência.

É por isso que, nesta segunda-feira (29/09), velhos e novos fãs da menina inconformista, que vivia questionando políticos, economistas e adultos em geral, vão comemorar seu cinquentenário.

 A garotinha Mafalda foi publicada nos jornais argentinos entre 1964 e 1973. A personagem apareceu pela primeira vez em 1962, mas Quino considera que o aniversário se dá em 29 de setembro de 1964, dia em que foi publicada pela primeira vez na imprensa. As tirinhas receberam – e ainda recebem – diversos prêmios e já foram traduzidas para mais de 20 idiomas.

Os fãs brasileiros de Mafalda são muitos e até criaram  um Clube da Mafalda com uma página a https://clubedamafalda.blogspot.com.br/ e Facebook

Quino

Quino nasceu em Mendoza, Argentina, em 1932. Em 1949 abandonou a Faculdade de Belas Artes determinado a desenhar quadrinhos.

Quino

Conseguiu vender sua primeira história em quadrinhos em 1950 – uma propaganda para uma loja de sedas. Em 1978 ganhou o Troféu Palma de Ouro, do Salão Internacional do Humorismo de Bridigher. Foi eleito Desenhista do Ano em 1982.

Mafalda faz 50 anos

A personagem de Quino ganhou fama internacional e foi chamada de “heroína enraivecida” pelo escritor Umberto Eco.

Ao longo de todo o ano de 2014. Mafalda e seu criador, Quino, foram homenageados na Espanha, na França e em países da América Latina. Mas a festa de aniversario oficial ocorre amanhã (29) em San Telmo – bairro de Buenos Aires, onde a menina rebelde teria nascido no dia 29 de setembro de 1964. Nessa data, ela apareceu pela primeira vez, em uma tira em quadrinhos da revista argentina Primeira Plana.

Mafalda ja tem uma estátua em San Telmo mas, aos 50 anos, não estará mais sozinha: vai festejar o aniversario com dois amiguinhos, a fofoqueira Susanita (que só pensa em casar com um bom partido e ter filhos) e o materialista Manolito (cujo sonho é ter uma enorme rede de supermercados), que também vão ganhar estátuas nesta segunda-feira.

Baixinha, de cabelos curtos adornados por um enorme laço, Mafalda nasceu com seis anos e – apesar de ter sobrevivido menos de uma década (Quino decidiu parar de desenhá-la em 1973, três anos antes do último golpe militar argentino) – ganhou fama internacional. O escritor e sociólogo italiano Umberto Eco, autor de O Nome da Rosa, chegou a batizá-la de “heroína enraivecida”.

Mafalda comentava os acontecimentos da época: eram tempos de Guerra Fria e ditaduras na América Latina. Mas suas frases, criticando a injustiça social, a destruição do meio ambiente e a falta de sensibilidade dos governantes, parecem ter sido ditas ontem. É o caso da tirinha em que pergunta o que há de errado com a “família humana” e que “todos querem ser o pai”.

Aos 81 anos, o próprio Quino manifesta sua surpresa com a personagem que ganhou vida própria. Em entrevista em abril passado, na inauguração da Feira do Livro em Buenos Aires, ele disse: “Fico surpresa quando vejo como temas que abordei há 50 anos permanecem atuais. Ate parece que desenhei a tira hoje. Deve ser porque o mundo continua cometendo os mesmos erros”.

Informações: Agência Brasil

Atualização em 30 de setembro de 2020. Hoje, Mafalda ficou orfã com a morte de seu criador, Quino. Ficamos orfãos todos nós que curtimos a obra sempre atual, infelizmente, de Quino.

clique na tirinha para aumentar

Anúncios