Barbie negra muda os cabelos - Santa Tereza Tem
Logo

Barbie negra muda os cabelos

barbie negra-442x250Uma publicitária nos Estados Unidos decidiu agir contra a falta de representação das meninas e mulheres negras em bonecas Barbie. A Barbie negra apareceu no mercado dos Estados Unidos nos anos 60, mas sempre com o cabelo liso. O corpo é padrão da Barbie, mas o rosto apresenta características diferenciadas, mais similares com o rosto negro. Mas, o cabelo liso tira qualquer efeito positivo que a cor da boneca ou seu rosto possam ter.

São muitos os estudos que mostram o efeito que brinquedos, especialmente bonecas e bonecos, tem sobre as crianças. Um estudo em particular mostrou que crianças negras identificavam uma boneca negra como “má” e uma boneca branca como “boa”. Karen Byrd simplesmente não se identificava com as bonecas.

Sua reação? Mudar o estilo das bonecas Barbie (e do boneco Ken), fazendo afros e cachos nos cabelos originais. O nome da marca é Natural Girls United (Garotas Naturais Unidas), para reforçar a beleza natural das meninas e mulheres negras. Qualquer menina e mulher brasileira com cabelos crespos ou cacheados já teve que ouvir, pelo menos uma vez, “você ficaria tão bonita de cabelo liso!”. A iniciativa de Byrd mostra que existem outras opções. O único problema é que o trabalho é manual e individual. Ou seja, o preço das bonecas renovadas é quase 10 vezes mais caro do que a boneca original. Mas, para quem pode comprar, é um bom investimento para uma educação diversa e divertida.

Para ver mais modelos (são dezenas!) e fazer pedidos: https://www.naturalgirlsunited.com

Anúncios