Menina atacada pelo talibã por defender a educação reconstrói a vida - Santa Tereza Tem
Logo

Menina atacada pelo talibã por defender a educação reconstrói a vida

educao malala_464x261_afp-373x210Há um ano, a estudante paquistanesa Malala Yousafzai foi atingida por um tiro na cabeça, disparado por um membro do Talebã. O “crime” dela foi ter defendido o direito das meninas a educação.

O mundo reagiu com indignação, e Malala sobreviveu, após semanas em tratamento intensivo. A história completa de Malala pode agora ser contada.

Malala Yousafzai teve a vida transformada pelo tiro que levou no do dia 9 de outubro de 2012, aos 15 anos.

Hoje ela é a adolescente que marcou seu 16º aniversário com um discurso para o mundo na sede da ONU e é conhecida em internacionalmente por seu primeiro nome.

É também uma estudante em Birmingham, na Grã-Bretanha, tentando se adaptar a uma nova escola, preocupando-se com deveres de casa e listas de leituras, enquanto sente falta de seus antigos amigos no Paquistão.

Um livro e uma caneta podem mudar o mundo’

No dia 12 de julho, nove meses depois do disparo, viria a maior conquista. Malala chegaria à Assembleia da ONU para discursar. Era o dia do 16º aniversário dela. Malala marcou seu 16º aniversário discursando na ONU .”Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”, ela disse a 400 jovens na assembleia.

Ziauddin Yousafzai crê que o discurso da filha foi um ataque contra as percepções negativas em relação a pashtuns, paquistaneses e muçulmanos.

“Ela estava dizendo ao mundo: nós não somos terroristas, nos somos pacíficos, nós amamos educação.”Agora até especula-se se Malala deveria receber o Prêmio Nobel da Paz.

A menina de Swat se tornou conhecida globalmente, mas ela ainda acredita que deve voltar ao Paquistão. Poucos recomendariam que ela o fizesse tão cedo. Ainda há temores de segurança, já que ela atrai muita atenção.

Mas Malala não parece disposta a se esconder. “Eles (os críticos) têm o direito de expressar o que sentem, e é meu direito dizer o que quero. Quero fazer algo pela educação, este é meu único desejo”.

E quando questionada sobre o que os militantes do Talibã conseguiram no dia em que dispararam contra ela, Malala sorri.”Acho que eles devem ter se arrependido. Agora, sou ouvida no mundo inteiro.”

Transcrito da BBC News-  Mishal Husain

Para saber mais sobre Malala clique aqui

Anúncios