Artigo: Santa das Rosas - Santa Tereza Tem
Logo

Artigo: Santa das Rosas

No dia 1º de outubro é comemorado o Dia de Santa Teresinha, uma das padroeiras do bairro. Conheça a sua história abaixo.

Carlos Felipe Horta

O Vaticano, em abril de 2014, anunciou que seriam canonizados os ex-papas João XXIII e João Paulo II. Este, por sinal esteve em BH onde pronunciou uma frase que faz parte da história da nossa capital: “O Papa não vos esquecerá jamais”. Isto está gravado em um vinil produzido pela Rádio Itatiaia, com os melhores momentos do papa entre nós.

Santa Teresinha da Rosas e do Menino Jesus

Como ele, os santos da era moderna deixaram discos gravados, foram fotografados e filmados. Santa Teresinha, cujo dia, 1º de outubro, se comemora, é de outra época. A fotografia estava começando e ela deve ter sido uma das primeiras santas a ser documentada em fotos. O que marca mais Teresinha, entretanto, é a sua ternura. A Santa das Rosas, a Santinha de Lisieux, uma figura que traz uma mensagem de paz para todos, até mesmo para não católicos.

Santa Teresinha

Ela inspirou muita gente e no Brasil foi motivo para uma valsa de Antenógenes Silva, gravada por muita gente e que eu tive a ousadia de registrar também num daqueles CDs que fazíamos juntos com o Niltão e Nonô ( um violão e três muléques), em homenagem a elas e tantos que a veneram, como Mário Menezes.

A letra da valsa diz : “Ainda bem pequenina, entre as irmãs virtuosas, toda manhã Teresinha vinha colher belas rosas. Ia na igreja rezar, ajoelhada ante a cruz e as rosas depunha no altar consagrado ao divino Menino Jesus. Terezinha ergueu no coração o altar florido pela prece tão sincera e ardente como a linda rosa. E o olhar da santa não mais se desviou da cruz e todo o seu amor foi sempre sempre de Jesus. Santa das rosas, meiga e gentil, dá proteção ao meu Brasil. Rogai ao Senhor, a Virgem Maria, dias de paz e alegria, honra e glória e o esplendor da vitória”,

*A Paroquia de Santa Teresa e Santa Terezinha preparou programação especial.

Anúncios