Moradores do bairro mostram estratégias para defender a ADE - Santa Tereza Tem
Logo

Moradores do bairro mostram estratégias para defender a ADE

Noticia_4

A cada reunião do Salve Santa Tereza na Praça Duque de Caxias,  mais moradores se agregam ao movimento. Formado por pessoas residentes no bairro, o moviemnto luta pela preservação da ADE – Área de Diretrizes Especiais.A ADE é a lei que protege as características urbanas, históricas e culturais e a qualidade de vida de quem vive no  bairro.

O movimento se formou espontaneamente diante de  uma série de ações orquestradas pelo prefeitura, a Operação Urbana Consorciada, mais o empreendimento da Fiemg no Mercado, que transgridem a Lei e  abrem o bairro para a verticalização e para um trânsito pior do que já está, além de outras consequências.

Na terça-feira, dia 01/10, às 19h, realizou-se mais um encontro, sendo que muitas pessoas vieram pela primeira vez em busca de informações e querendo se juntar à causa, para evitar ter suas casas desapropriadas pela prefeitura, para abertura da Rua Conselheiro Rocha.

, Segundo informações do secretário municipal de gestão compartilhada, Pier Sinésio, durante a visita ao Mercado,  prefeitura irá  transformar a rua em uma via de trânsito rápido. Isto trará inúmeros impactos negativos ao bairro. Sendo o primeiro deles a desapropriação de dezenas de residências de pessoas que aqui nasceram e escreveram sua história. Nesse processo está incluído, além das casas da própria rua como, por exemplo, o Bar do Orlando, de outras ruas próximas e da Vila Dias. O problema maior é a incerteza, como disse um morador, que não quis se identificar, pois todo dia tem gente medindo a rua, mas ninguém nos diz nada.

Vieram também moradores próximos ao mercado que temem pelos impactos, como aumento do trânsito já caótico da região, piora da qualidade do ar em consequência do aumento de veículos e do barulho, que a instalação de uma escola automotiva para três mil alunos no Mercado poderá gerar. Isto sem falar das denúncias de irregularidaddfes na assinatura do contrato de cessão do espaço à Fiemg pela prefeitura.

Várias ações foram discutidas e segundo, Lincoln Barros, um dos integrantes do movimento, elas serão divulgadas assim que estiverem prontas para ser concretizadas.  

O próximo encontro já está marcado quarta-feira, dia 9, às 19h, no Clube Oásis. Para mais informações acesse a página do movimento Salve Santa Tereza no Facebook.

Anúncios