Tributo às guitarras do Brasil na Praça de Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Tributo às guitarras do Brasil na Praça de Santa Tereza

A Praça de Santa Tereza será palco, neste sábado, 28,  do encontro das feras brasileiras da guitarra no “Jazz Festival Brasil – Tributo ao Brasil Guitarras”.  Participarão do grande concerto os consagrados guitarristas: Toninho Horta,  Andreas Kisser, Armandinho Macedo, Lanny Gordin, Edgard Scandurra, Frank Solari, Kiko Loureiro, Luiz Carlini, Marcelo Barbosa e .

Essa turma pra ninguém botar defeito, é composta por músicos reconhecidos tanto no país, quanto no exterior pelo  trabalho impecável que, com estilos variados, expressam a sonoridade brasileira e divulgam nossa cultura musical pelo mundo.

 Por cinco horas  os músicos se revezarão no palco,   em duplas com suas respectivas bandas e repertórios e também com  com momentos de solo e virtuoses destes grandes nomes. Ao final, os dez guitarristas sobem juntos ao palco, encerrando a noite com Aquarela do Brasil e o Hino Nacional.

Nos intervalos entre os shows, o Centro de Referência Audiovisual – CRAV – apresentará o Projeto “CRAV ao Ar Livre”, disponibilizando ao público obras audiovisuais de seu acervo, como imagens sobre os primeiros anos de Belo Horizonte, cinejornais de época, curtas-metragens feitos em Belo Horizonte ou que mostrem a cidade, entre outras.

O evento, promovido pela Cultura Livre e Bra.zil Arte e Cultura,  é gratuito e conta com o incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura  e da Fundação Municipal de Cultura.

Feras da guitarra

Noticia_11(1)

Toninho Horta –  mineiro do Horto  e figura constante em Santa Tereza, o músico Integrou o antológico Clube da Esquina e durante sua carreira toca com os maiores músicos e intérpretes da MPB. Bastante conhecido fora do Brasil, por dois anos consecutivos figurou entre  os Dez maiores guitarristas do Jazz, na lista da revista inglesa “Melody Maker”. Elabora arranjos com uma sofisticação extraordinária, passa a tocar com grandes nomes do jazz nacional e internacional como Flora Purim, Wayne Shorter, Gary Peacok, Pat Metheny, Manhattan Transfer, Orquestra Gil Evans, George Duke, Wayne Shorter, Herbie Hancock, Gil Evans, Astrud Gilberto, Keith Jarret, entre outros. Sua discografia inclui mais de 30 títulos e inúmeras turnês de concertos em todo o mundo. Atualmente continua produzindo e experimentando, agregando ao seu conhecido jazz mineiro elementos do hip- hop e da música eletrônica.

Noticia_11(2)

Andreas Kisser –  no grupo Sepultura o músico revelou  ao mundo seu virtuosismo como guitarrista e tornou-se conhecido de um público que o consagra internacionalmente. Como instrumentista, Andreas estabelece uma carreira paralela e com vários parceiros elabora composições para trilhas sonoras de cinema, a exemplo de Coração dos Deuses, Bellini e a Esfinge e Lizbela e o Prisioneiro. Criou e protagonizou o projeto Brasil Rock Stars, durante os anos de 2003/04 no circuito Rio/ São Paulo. Eclético, participa de inúmeros Festivais inclusive do “Festival Chorando sem parar” e possui uma agenda repleta de concertos nacionais e internacionais.

Noticia_11(3)

Armandinho Macedo – Nascido na Bahia, filho de Osmar Macedo, do Trio Elétrico de Dodô e Osmar, Armandinho é um dos legendários instrumentistas brasileiros.  Além de instrumentista, com vários discos gravados, é compositor e cantor. Nos anos 70, criou o conjunto A Cor do Som. A banda se notabilizou pela alta qualidade instrumental, mesclando sonoridades de rock, jazz e música brasileira. O grupo apresentou-se no Festival de Jazz de Montreux e alcançou grande sucesso popular com canções como “Beleza pura”, “Abri a porta”, “Zanzibar”. Ao longo das décadas seguintes continuou com seu trabalho instrumental (guitarra, violão, bandolim, etc.), com concertos no Brasil e no exterior e gravando e se apresentando ao lado de músicos como Raphael Rabello, Paulo Moura, Época de Ouro, Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Caetano Veloso, Trio Elétrico de Armandinho, Dodô e Osmar, entre outros.

Noticia_11(4)

Lanny Gordin – em sua carreira tocou com os protagonistas do Tropicalismo e gravou discos emblemáticos com Gil, Gal Costa e Caetano Veloso a exemplo de Expresso 2222,  Le Gal, Fa-Tal, Araçá Azul, entre muitos outros. Fez gravações com Jards Macalé, Jair Rodrigues, Tim Maia, Eduardo Araújo, Rita Lee, Erasmo Carlos e tocou em shows com Elis Regina. Atualmente, Lanny, aos 61 anos de idade e 47 anos de carreira, elabora um sofisticado som fusion  que o torna um músico único na história e no cenário da música brasileira.

Noticias_11(5)

Edgar Scandurra – Virtuoso guitarrista ligado ao rock e, especialmente, à música eletrônica, em que reelabora leituras com um especial sotaque brasileiro. Foi integrante da conhecida banda de rock “Ira!” e ex-integrante da banda Ultraje a Rigor. Já fez diversos trabalhos solo e participações especiais com nomes nacionais como Kid Abelha, Vange Milliet e Os Paralamas do Sucesso. Também fez parte e gravou com a banda Smack três álbuns. Com vários discos gravados entre seus trabalhos solos, destacam-se Amigos Invisíveis e Benzina e o álbum Amor Incondicional. Gravou como guitarrista diversos álbuns de Arnaldo Antunes, um dos seus grandes parceiros, além de terem lançado em 2009 o álbum Pequeno Cidadão. Eclético e talentoso Edgard, que é canhoto, é um dos grandes guitarristas brasileiros.

Noticia_11(6)

Frank Solari – Instrumentista de grande talento vem sendo reconhecido desde o lançamento do seu primeiro trabalho. O seu álbum Acqua, com Roger Solari e Kiko Freitas, teve grande repercussão internacional, sendo elogiado por músicos de renome, como Bob Dylan e Stanley Jordan.  Abriu a turnê de Bob Dylan no Brasil, estudou música na Califórnia quando gravou a demotape “L.A. TIMES”. O trabalho foi citado nas colunas de novos talentos das revistas “GUITAR PLAYER”/Dez’92 e “GUITAR WORLD”/Fev’93 com significativos elogios. Juntamente com os guitarristas Edu Ardanuy (Dr. Sin) e Sérgio “Serj” Buss, liderou, em 1998, o projeto Tritone. Apresentou-se com grande êxito em várias cidades da Europa e América Latina. No Brasil tocou com consagrados músicos: Robertinho do Recife, Barão Vermelho, Leo Gandelman, Pepeu Gomes, Armandinho Macedo, Robertinho do Recife, Carlinhos Brown e outros.

Noticia_11(7)

Pepeu Gomes – com quarenta anos de carreira e 37 discos lançados, Pepeu Gomes já se apresentou inúmeras vezes no Festival de Montreux, no Rock in Rio e em outros grandes eventos nacionais e internacionais. Foi considerado pela revista “Guitar World” como um dos 10 melhores guitarristas do mundo, na categoria “world music”.  Pepeu fez parte do emblemático grupo “Novos Baianos”.  Sempre pautado na base da cultura brasileira, mas compondo com elementos universais, lançou dez trabalhos que se tornaram marcos no contexto da MPB e do rock nacional dos anos setenta, inclusive com o álbum Acabou Chorare, considerado pela revista brasileira Rolling Stones por críticos e jornalistas como o melhor disco do século já gravado no Brasil. Atualmente está em evidência com o DVD, De Espírito em Paz, lançado pela Globo Som Livre.

Noticia_11(8)

Kiko Loureiro – começou sua trajetória musical aos dezenove anos no grupo Angra. A partir daí sua história se confunde com a história da banda teve um grande êxito de público e crítica. O 1º CD do Angra, Angels Cry obteve enorme repercussão, principalmente no Japão, onde alcançou disco de ouro. Kiko realizou concertos internacionais, foi capa das revistas Young Guitar,  Guitar & Bass e Cover Guitarra, como colunista suas matérias foram publicadas, inclusive na famosa revista americana Guitar Player. Muito conhecido no Japão Kiko Loureiro foi eleito pela revista  Burnn o melhor guitarrista do mundo em 2006. Realizou apresentações ao lado de renomados músicos internacionais como Mike Terrana, Victor Wooten, John DeServio (do black label society), Ritchie Kotzen, Eddie Jackson (do Queensryche), Joe Satriani, Doug Wimbish (do Madonna, living Colour, Mick Jagger) e Neil Smith (de Alice Cooper). Versátil, participou de inúmeros festivais, inclusive no Festival Chorando sem parar.

Noticia_11(9)

 Luiz Carlini – Ícone do cenário nacional do rock símbolo dos anos 70. Nascido no início dos anos 1970, no bairro da Pompéia, berço do rock nacional, o Tutti Frutti surgiu ao lado de importantes nomes da música como Os Mutantes e Made in Brazil. Aos 56 anos, Luiz Carlini, dono do solo da canção Ovelha Negra, um dos mais bonitos e mais conhecidos da música brasileira, conta com um currículo

consistente. Trabalhou com nomes que passam por Erasmo Carlos, Titãs e Barão Vermelho, entre outros e participou de mais de 400 discos, como compositor e guitarrista e também realizou vários concertos internacionais, subindo em palcos de cidades como Nova Orleans e Los Angeles.

Noticia_11(10)

Marcelo Barbosa – Eclético e talentoso instrumentista, fundou e participou de bandas brasileiras entre elas Khallice e Almah.. Na banda Almah, gravou o álbum Fragile Equality, eleito pela critica como melhor álbum metal de 2008, também distribuído na Europa, Japão e Américas quando, inclusive, fez extensa turnê internacional. No Khallice, lançou “The Journey” e abriu shows de bandas internacionais tais como Dream Theater, Symphony X, Guns’ in Roses e Iron Maiden. Também fez parte do lendário trio de guitarras Tritone. Acaba de gravar o CD Motion do Almah lançado no Brasil e internacionalmente com grande êxito.

Serviço
Tributo ao “Brasil Guitarras”
Data: 28 de setembro de 2013 (sábado)
Horário: a partir de 17:30h
Local: Praça Duque de Caxias – Santa Tereza
Entrada Franca

Anúncios