Janela Mágica do cinema no Cineclube Ideias em Movimento - Santa Tereza Tem
Logo

Janela Mágica do cinema no Cineclube Ideias em Movimento

Cineclube Idéias em Movimento é um projeto em atividade desde 2011 e que, agora, está sendo realizado no Ideal Café Teatro, antigo Ideal Clube Escola de Teatro, em Santa Tereza, à Rua Estrela do Sul, 21.

 O projeto é uma janela mágica, um espaço diferente para quem curte cinema e todas as artes. Onde as pessoas podem ver filmes e depois da exibição comentar sobre eles, enquanto tomam uma cervejinha e beliscam alguma coisa, em um clima de descontração e amizade.

Após a conversa, o espaço fica aberto ainda àqueles que, inspirados pelos filmes, quiserem cantar, contar uma história, ler um poema ou qualquer outra manifestação artística.

 As sessões são quinzenais, gratuitas, sempre aos domingos às 18h, no coração de Santa Tereza, ao lado da Pça. Duque de Caxias, no espaço/parceiro Ideal Café Teatro, um lugar aconchegante, e muito especial por sua história e significados para a vida artística da cidade de Belo Horizonte.

Programação Agosto

11/08 DOMINGO ÀS 18h

-Curta – Café com leite (2007, BRASIL, 18’)

filme milk

-Longa – Milk (2008, EUA, 128’)

Elenco: Sean Penn, Emile Hirsch, Josh Brolin, Diego Luna,James Franco, Victor Garber, Denis O’Hare, Stephen Spinella, Eric Stoltz.
Direção: Gus Van Sant
Gênero: Drama
Duração: 128 min.

Sinopse: ‘Milk – A Voz da Igualdade’ é a cinebiografia de Harvey Milk (1930-1978), político norte-americano que assumiu sua homossexualidade publicamente nos anos 70, sendo o primeiro homossexual assumido a ser eleito a um cargo público nos Estados Unidos. No ano seguinte, Milk foi assassinado por um adversário de carreira política desconsolado com a perda nas urnas.

Curiosidades:

» O filme é baseado na história real do político de São Francisco Harvey Milk, o primeiro gay assumido a ser eleito para um cargo público nos Estados Unidos, o que motivou um contra-ataque desmedido da homofobia vigente na época.

» No filme, White é interpretado por Josh Brolin, visto recentemente nos cinemas como o presidente George W. Bush em “W”, filme de Oliver Stone.

» Milk, que tinha 48 anos quando foi assassinado, não era apenas aberto a respeito da homossexualidade. Também fazia piadas sobre ele mesmo e se apresentava como a “rainha número um”.

+ Mostra de Bolso/Bar-Musical

25/08 DOMINGO ÀS 18h

-Curta –Ilha das Flores (1989, BRASIL, 13’)

hair-1979-08-g-300x236

Longa – HAIR (1979, EUA, 121’)

Elenco: Hair foi levado ao cinema em 1979 pelo diretor tcheco Milos Forman, com roteiro de Michael Weller e coreografado por Twyla Tharp. No elenco, nomes como John Savage, Treat Williams, Beverly D’Angelo e dois integrantes do musical original (1968) da Broadway, Melba Moore e Rony Dyson, além de Annie Golden, que fez no cinema o mesmo papel que fez na remontagem de Hair na Broadway em 1977. Filmado emgrande parte no Central Park e no Washington Square Park, em Nova York, o filme difere em mui

Hair é um filme norte-americano, de 1979, adaptado do musical do mesmo nome encenado no Broadway e criado por James Rado, Gerome Ragni e Galt MacDermot. Dirigido por Milos Forman, com John Savage, Treat Williams e Beverly D’Angelo no elenco, ele conta a história de um jovem do interior dos Estados Unidos convocado para a Guerra do Vietnã, que chega a Nova York para apresentar-se ao exército e encontra e se torna amigo de uma tribo de hippies cabeludos da cidade, adeptos do pacifismo e contra a guerra.

O filme estreou mundialmente no Festival de Cannes daquele ano e foi indicado para o Globo de Ouro de Melhor Filme.

Em 2004, “Aquarius”, uma das icônicas canções do musical transportadas para a tela, foi considerada a 33ª melhor canção do cinema americano na lista 100 America’s Greatest Music in the Movie do American Film Institute.1

+ Mostra de Bolso/Bar-Musical

Anúncios