COMPUR não debateu sobre o Mercado - Santa Tereza Tem
Logo

COMPUR não debateu sobre o Mercado

Apesar de marcada com antecedência para o dia 25 de julho de 2013, a reunião do COMPUR (Conselho Municipal de Política Urbana), por falta de quórum, não foi realizada. Nesta reunião seria discutida a utilização do Mercado Distrital de Santa Tereza pela Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais) para a criação de uma escola técnica automotiva.

A solicitação da inclusão deste assunto na reunião do COMPUR foi feita pela secretária de Regulação Urbana, Branca Macahubas, para pedir que seja liberada a substituição de uso do espaço do Mercado para ser uma escola. Isto porque, segundo ela, na Lei de Área de Diretrizes de Especiais (ADE) de Santa Tereza a substituição de uso de espaços não é contemplada.

Se por um lado este fato adia uma decisão sobre o mercado, por outro concede mais tempo aos conselheiros para estudar melhor um tema de grande importância para o bairro. Os conselheiros, conforme reclamaram os representantes do setor técnico, Hamilton Ferreira e Karine Gonçalves, não receberam antecipadamente material sobre o tema para que pudessem fazer uma análise mais profunda e discuti-lo com conhecimento de causa. Segundo eles, há o perigo de se abrir um precedente neste caso e ele ser estendido a outros empreendimentos que possam impactar o bairro e ir contra a lei já estabelecida (afinal, a ADE contempla o tipo e o uso das edificações).

A mesma opinião tem o vereador e membro do Conselho, Iran Barbosa (PMDB). Ele acha que será preciso um estudo detalhado do projeto e que seja bastante discutido para que as deliberações do conselho não sejam prejudiciais ao bairro. O vereador disse ainda que é preciso ter cautela para evitar que a ADE de Santa Tereza seja desrespeitada.

A próxima reunião,  onde o assunto será debatido,foi marcada pelo presidente do COMPUR, Custódio de Mattos, para a próxima quinta-feira, dia 01 de agosto, às 9h.

Anúncios