Álbum de fotografias da construção do Viaduto Santa Tereza é doado ao APCBH - Santa Tereza Tem
Logo

Álbum de fotografias da construção do Viaduto Santa Tereza é doado ao APCBH

Os familiares do ferroviário antonio paulo de mello(1918-2009), que preservou um grande acervo sobre a história da cidade, está doando ao Arquivo Público da Cidade (APCBH) este material, que inclui centenas de fotos sobre a capital.

Representando a família, Maria Alice Garcia de Mello, já finalizou a primeira parte da doação: um raro álbum de 1928, que guarda fotografias das diversas fases da construção do Viaduto Santa Tereza, inaugurado em setembro de 1929.

Denominado Artur Bernardes, o Viaduto Santa Teresa foi construído pela prefeitura para servir de ligação entre o centre e a região Leste, na época constituída pelos bairros Floresta, Santa Tereza e Sagrada Família. Por sua importância histórica e ter se tornado referência para os belo-horizontinos, foi tombado em 1988 pelo IEPHA, em 1988, e pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município, em 1996.

O atual estado do álbum exige que ele passe por processos de tratamento de conservação, para que todas as imagens sejam posteriormente digitalizadas e disponibilizadas no site do APCBH.

Por meio dessas imagens é possível perceber as mudanças e permanências ocorridas nas técnicas construtivas e na paisagem urbana, o cotidiano dos trabalhadores envolvidos na construção do Viaduto, a evolução da ocupação da 1º seção urbana, as transformações ocorridas nos meios de transporte e outros aspectos.

Anúncios