Público aplaude de pé a Filarmônica na Praça - Santa Tereza Tem
Logo

Público aplaude de pé a Filarmônica na Praça

A apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais deixará saudade no público que lotou a Praça Duque de Caxias, na manhã do dia 19 de maio, domingo. Os músicos foram aplaudidos de pé e não faltou o bis.

Durante a execução do tema do filme Superman, o maestro Marcos convidou as crianças que estivessem com a roupa do Superman a subir ao palco e assistir de perto a apresentação. Pra surpresa, apareceram vários Supermen, inclusive adultos.

O maestro Marcos Arakaki disse que tem a orquestra tem se apresentado em várias praças e que na Duque de Caxias foi especial. Segundo ele, “este foi um dos maiores públicos em praças e a recepção foi muito boa.  É importante tocar ao ar livre, principalmente porque dá oportunidade de acesso de um maior número de pessoas ouvir a boa música e conhecer  de perto o trabalho de uma orquestra.”

Sobre a possibilidade de voltar à Praça, ele disse que é possível sim e não descartou, apesar do reportório da orquestra ser de músicas clássicas, interpretar criações dos compositores do Clube da Esquina.

Noticia61

Para o presidente da Associação Comunitária do bairro, Ibiraci do Carmo, a comunidade só tem a ganhar com este tipo de atividade cultural, que é sempre bem vinda. “Não traz tumulto, o horário não importuna os moradores ao redor da praça, é democrático, pois todos podem participar já que é gratuito e o local não sofre vandalismo. A  Associação vai buscar trazer outras atividades deste tipo para o bairro”, promete ele.

Noticia62

Morador de Santé e violista da Orquestra, Marcio Cecconello, veio do Rio Grande do Sul há três anos. Após a apresentação, saboreando chimarrão, ele comenta que “é gratificante saber que pudemos levar a música para muitos aqui presentes, que assistiram pela primeira vez a apresentação de uma orquestra. E tocar em um espaço como a praça é muito bom, pois é mais descontraído do que em um teatro. A sensação é bem diferente.”

Se os músicos gostaram, imaginem o público.  Camila Pacheco trouxe os filhos Carolina e Rafael e diz que “gosto muito de música e sempre que a orquestra se apresenta aproveito para levar as crianças. Aqui na praça o espaço é muito bom para este tipo de apresentação.”.

“Fantástico” define Jonil de Souza, que apesar de ser de Ipatinga, está em Santa Tereza há três meses na casa dos filhos. Ele conta que gosta de música clássica e não poderia perder esta apresentação. Segundo ele, quando os quatro filhos precisaram vir estudar em Belo Horizonte, não teve dúvidas e adquiriu um apartamento aqui no bairro. “Sempre que posso venho passar uns tempos em Santa Tereza.”

Cláudia Goulart veio com familiares assistir a apresentação da orquestra, onde seu sobrinho é músico. “Foi muito bom e só temos a aplaudir esta iniciativa de trazer música à população.”

Para que assistiu ficou um gostinho de quero mais, apesar do bis, mas como disse o maestro, outras apresentações vão acontecer e que não viu terá chance de aproveitar também. É só ficar atento à agenda cultural do Santa Tereza Tem.

Anúncios