Encontro do vinil reúne colecionadores do Alto dos Piolhos - Santa Tereza Tem
Logo

Encontro do vinil reúne colecionadores do Alto dos Piolhos

François Dantas (21) e Fernando Dantas (50), filho e pai respectivamente, saíram felizes do Encontro do Vinil, realizado, no sábado, 20/04, em Santa Tereza. Eles levaram pra casa três discos:  Lô Borges (o do famoso tênis na capa), Travessia, de Milton Nascimento e Revolver, dos Beatles.

François, músico e estudante medicina, segue os passos do pai, médico, de quem também herdou o gosto pela música e pelo som vindo do vinil.  “Já tenho uns 110 vinis na minha coleção. O som é outra coisa, tem melhor qualidade e a gente para e ouve a música com mais prazer,” diz ele.

vinil comprador guilherme kentish-268x313

Guilherme Kentish, 21, futuro jornalista, ficou sabendo do Encontro do Vinil , ao ler reportagem publicada no Santaterezatem.  Colecionador, avisou seu amigo François sobre a oportunidade de encontrar alguma raridade e vieram do bairro Mangabeiras para aproveitar. Guilherme comprou LPs dos Beatles (Let It Be e Help), do Guns ‘N’ Roses (The Spaghetti Incident?) e um do Led Zeppelin. Os discos vão integrar sua coleção que chega a 150 peças.

vinil ricardo guima vendedor-200x160

O colecionador e expositor, Ricardo Guima, explica que em sua banca tem todos os estilos, que agradam os ouvidos de todas as idades. Ele ressalta que apesar disso, faz um trabalho didático para estimular as pessoas a ouvirem mais música popular brasileira.

Ricardo possui uma coleção de mais de quatro mil volumes e por não ter mais espaço para guardá-los começou a comercializá-los.  Segundo ele, o estilo mais procurado é o rock e os preços variam de 5 a 60 reais, como por exemplo, a edição importada do álbum Branco dos Beatles.  A vantagem de comprar na feira é que o preço é bem abaixo do mercado formal, garante.

vinil edu organizador-298x254

 Edu Pampani, morador de Santa Tereza e um dos organizadores do evento em parceria com o Marilton`s Bar, explica que já realiza a feira de vinil há sete anos. Começou no Floresta, foi para a Savassi e agora também em Santé, sempre no terceiro sábado de cada mês. “Chamo aqui  de Encontro e não de feira, porque são somente  quatro expositores distribuídos em duas tendas um deles com cds independentes. A feira mesmo, na Savassi, tem 14 expositores. Aqui o espaço não comporta mais bancas.”

Edu conta que a comercialização inclui ainda Lps recém-lançados, pois segundo ele, a procura por CD teve uma queda expressiva com a popularização dos download na internet. Aindústria fonográfica viu aí a chance de relançar o vinil, que caiu no gosto do público.

O expositor, Alexandre Veloso, tem uma loja no centro e no Encontro do Vinil de Santé, ele além de vender, aceita troca e também compra dos colecionadores. O preços varia de 5 até 300 reais. Em sua banca o mais caro em exposição é uma caixa de Bob Dilan, que sai por 180 reais.

O Encontro, que é realizado no passeio do Marilton´s Bar, no Alto dos Piolhos, não poderia, é claro, ser em silêncio.  Assim conta com animação e som de um DJ diferente a cada edição e  música ao vivo da família Borges,  Rodrigo  e seu pai, Marilton.

Quem não foi desta  vez, é só aguardar,  daqui a três semanas tem mais.

Anúncios