OS LIVROS INVADEM A PRAÇA - Santa Tereza Tem
Logo

OS LIVROS INVADEM A PRAÇA

Noticia11Um movimento diferente marcou a manhã de domingo na Praça Duque de Caxias, com a instalação da primeira edição do projeto “Leitura na Praça”, onde 300 volumes foram disponibilizados para a leitura  para os frequentadores do local. O projeto foi idealizado por Estella Melcruz, moradora do bairro vizinho, Floresta.

Ela era proprietária de uma loja de roupas, onde por acaso começou a montar uma biblioteca. A ideia foi crescendo, os amigos foram contribuindo, doando ou presenteando-a com livros, ela também foi comprando e de repente havia dezenas deles em meio aos produtos da loja.  Os clientes, além de comprar as roupas acabavam levando  livros emprestados.  

Em 2010, ela fechou a loja e começou a acalentar o sonho de despertar em mais pessoas o interesse pela leitura, principalmente nas crianças. Daí surgiu a ideia de levar os livros  para a praça ara quem quisesse ler.“Assim, decidi trazer os livros pra Praça Duque de Caxias e está dando resultado. Até agora, já passaram por aqui umas 200 pessoas. Muitas estão por aqui lendo e os pais contando histórias para os filhos. “

A garota Isabela veio com os pais, do bairro Castelo, para conferir o projeto. Isabela está lendo “A fada Noticia12dos dentes” e seus pais aplaudem a inciativa pois segundo eles, é bom ter um lugar ao ar livre e uma atividade legal para fazer com as crianças. Esse projeto deveria ser levado para outros lugares. Complementa que é uma forma de criar o hábito saudável da leitura e de também  as famílias ocuparem o espaço público. É muito melhor trazer a criança para a praça que levar no shopping, onde há o incentivo do consumismo.

 

JNoticia13oão Carlos, morador da Rua Raimundo Nonato,  trouxe a filha Manoela, de dois anos. “Eu tento mesclar a tecnologia com o lúdico, como brincar na praça. E no caso da leitura, como hoje, ajuda no desenvolvimento, na criatividade da criança  e incentiva o gosto pelos livros.” Ele morava no Rio de Janeiro e veio trabalhar em Belo Horizonte. Fixou residência em em Santa Tereza, de onde não quer mais sair. “Aqui nem parece Belo Horizonte. É como uma cidade pequena dentro de uma grande.”

O trabalho de Estella é voluntário. Grande parte dos livros foi adquirida por ela. “Não conto com nenhum patrocínio, além da boa vontade das pessoas que me auxiliam e enviam livros”. Portanto, que quiser colaborar com o projeto de Estella, é só doar livros, mesmo que usados, para ampliar seu acervo. O contato pode ser feito pelo número: 9752.6952 ou pelo email: projetoleituranapraç a@gmail.com

Noticia14 Noticia15 Noticia16 Noticia17

Anúncios