Grupo Galpão comemora o Dia Mundial do Teatro em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Grupo Galpão comemora o Dia Mundial do Teatro em Santa Tereza

1808113112-a1diadoteatro-400x348

Para comemorar o Dia Mundial do Teatro, celebrado em 27 de março, o Galpão Cine Horto, centro cultural do Grupo Galpão, apresenta a quarta edição do projeto DIA DO TEATRO: DO RAIAR AO PÔR DO SOL, que levará apresentações gratuitas para três cidades mineiras. Entre os dias 30 de março e 27 de abril, as cidades de Belo Horizonte, Ipatinga e Igarapé receberão as apresentações dos espetáculos Manga Mangueira Meu Pé de Brincadeira (Conexão Galpão), O Santo e a Porca (Cine Horto Pé na Rua 2012), Acontecimento em Vila Feliz(Cia. Pierrot Lunar) e Como a Gente Gosta(Grupo Maria Cutia). Além de celebrar data tão especial, o evento dá continuidade às comemorações de 15 anos do centro cultural, iniciadas no mês de março com a 1ª edição do Festival Cena-Espetáculo.

DIA DO TEATRO: DO RAIAR AO PÔR DO SOL

Pelo quarto ano consecutivo, o Galpão Cine Horto comemora o Dia Mundial do Teatro com a realização do projeto Dia do Teatro: Do Raiar ao Pôr do Sol. Assim como nas edições anteriores, o evento promoverá apresentações gratuitas em espaços públicos da cidade, ao longo de um dia inteiro. Nessa edição de 2013, o projeto será realizado também nas cidades de Ipatinga e Igarapé, além de Belo Horizonte. Para compor a programação, foram convidados espetáculos de teatro de rua e resultantes de projetos coordenados pelo centro cultural.

A programação se inicia em Belo Horizonte, no dia 30 de março, com apresentações dos espetáculos Manga Mangueira Meu Pé de Brincadeira (Conexão Galpão), Como a Gente Gosta (Grupo Maria Cutia) e O Santo e a Porca (Cine Horto Pé na Rua 2012) na praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza. No final de semana seguinte, a cidade de Ipatinga receberá a programação, que ocupará o Parque Ipanema com apresentações dos espetáculos Acontecimento em Vila Feliz (Cia. Pierrot Lunar), Manga Mangueira Meu Pé de Brincadeira e O Santo e a Porca, que integram as comemorações do aniversário de 49 anos da cidade de Ipatinga. Esses três espetáculos seguem viagem e desembarcam, no dia 27 de abril, em Igarapé para encerrar a programação do projeto.

Clique aqui e confira a programação do dia 30 de março, na Praça Duque de Caxias!

ESPETÁCULOS

MANGA MANGUEIRA MEU PÉ DE BRINCADEIRA // Conexão Galpão

Em torno de uma bela mangueira, tudo pode virar brincadeira. Uma menina, um menino e um macaco mergulham em uma divertida aventura, aprendendo a usar e reciclar os bens que a natureza oferece.

Direção: Chico Pelúcio e Kenia Dias
Dramaturgia: Coletiva
Elenco: Dayane Lacerda, Fabiano Lana e Júlia Branco
Duração: 50 minutos
Classificação: livre

COMO A GENTE GOSTA // Grupo Maria Cutia

Rosalinda se disfarça de homem e foge da corte para a floresta onde encontra com seu enamorado Orlando. Fazendo-o imaginar que ela (travestida de homem) fosse de verdade sua amada, lhe dá lições de como se curar da febre do amor, numa peça como a gente gosta. Livremente inspirado em “As You Like It”, de William Shakespeare.

Direção e dramaturgia: Eduardo Moreira
Elenco: Hugo Araújo, Leonardo Rocha, Mariana Arruda e Polyana Horta
Duração: 60 minutos
Classificação: livre

O SANTO E A PORCA // Cine Horto Pé na Rua 2012

O espetáculo narra a história de Seu Euricão Árabe, um velho fazendeiro do interior de Pernambuco, homem de grande avareza. Devoto de Santo Antônio, ele mantêm em casa, sob constante vigilância, uma porca recheada com dinheiro, guardado de toda uma vida. Quando recebe a notícia da visita de um rico fazendeiro vizinho, pressente que este vem atrás de seu tesouro. Enlouquecido pelo terror de ser “roubado” deixa-se levar pelas artimanhas de sua empregada Caroba que articula poderosas manobras e cria uma rede envolvente ao seu redor.

Texto: Ariano Suassuna
Direção: Galpão Cine Horto
Elenco: Andréia Gomes, Evandro Heringer, José Maria Mendes, Lucas Alberto da Cunha, Luciana Veloso, Jéssica Tamiete e Túlio Sieiro
Duração: 1h40
Classificação: livre

ACONTECIMENTO EM VILA FELIZ // Cia Pierrot Lunar

Versão teatral para o conto homônimo de Aníbal Machado, que revela uma fictícia vila mineira que se vê às voltas com a suposta gravidez de uma de suas personagens mais ilustres e controversas: Helena. Utilizando-se da ironia, Aníbal Machado compõe, a partir de um microuniverso, um painel da vida em sociedade, explorando as singularidades da cultura mineira, seus tipos, hábitos, costumes e comportamento. O autor busca no local as controvérsias e singularidades das relações interpessoais universais.

Direção: Léo Quintão
Dramaturgia: Juarez Guimarães Dias
Elenco: Cristiano Diniz, Léo Quintão, Luiz Rocha, Mariana Câmara, Nando Motta, Neise Neves e Ronaldo Janotti.
Duração: 55 minutos
Classificação: livre
Texto: Galpão Cine-Horto

Anúncios