Ateliês de Santê: Caixas mágicas de Antonieta - Santa Tereza Tem
Logo

Ateliês de Santê: Caixas mágicas de Antonieta

O nome é de rainha e as mãos são mágicas, transformando o que aparentemente não serve para nada, em arte. Assim é Antonieta Amorim que, mantém seu ateliê em uma aconchegante casa, na esquina das ruas Quimberlita e Salinas, bem no meio de Santa Tereza.  Em um ambiente, que transborda arte, ela trabalha materiais, que muitos diriam ser lixo, que em suas mãos tornam-se belíssimas peças artesanais, como caixas, embalagens personalizadas, entre outras.

interna

Formada em educação artística pela Escola Guignard (parte da Universidade do Estado de Minas Gerais), Antonieta atuou como professora por quase trinta anos. “Quando me aposentei, doze anos atrás, comecei a fazer cartões e daí não parei mais”, afirma ela. Hoje ela produz também  cartões, marcadores de páginas, caderninhos personalizados e as caixas em papelão e madeira.

 O trabalho produzido é de um detalhamento que impressiona, e cada um tem um desenho único. “Gosto de variar, fico até triste quando alguém pede 10 unidades do mesmo modelo. Uma máquina até faz mais rápido, mas o artesanato tem essa exclusividade, não gosto de repetir nenhuma peça”, comenta com orgulho, embora reconheça que é um esforço muito grande para uma pessoa só. “Mas é tão prazeroso que nem é trabalho”, afirma.

produto

 Moradora de Santê desde 1962, Antonieta se mostrou bem empolgada quando perguntada se não seria interessante uma associação unindo os artesãos do bairro. “Se bem organizado, seria uma boa, porque aí poderíamos promover eventos, cursos e feiras. Isso é muito bom para nosso trabalho”. Mas fez uma ressalva: “Tem que ter um espaço. Antes tínhamos o mercado, até já fizemos feira de artesanato lá”.

 Para conhecer o trabalho de Antonieta Amorim, basta entrar emcontato com ela pelos telefones 2526.2278 ou 9711-2278 e marcar uma visita.

Texto e imagens: Hélio Brandão

Anúncios