Paróquia incentiva tradição cultural - Santa Tereza Tem
Logo

Paróquia incentiva tradição cultural

Paróquia incentiva tradição cultural de Santa Tereza, apoiando as manifestações populares


“A arte é um dom divino e colocá-la a serviço da evangelização é compartilhar esse dom”, assim o pároco da Paróquia Santa Tereza Santa Terezinha, padre Márcio, define a atual posição da paroquia do bairro, quanto à abertura para as manifestações culturais da comunidade como o incentivo à Folia de Reis e apresentação do músico Gabriel Guedes no dia 12 de dezembro último.

Padre Márcio Ribeiro recebe os foliões e suas bandeiras na igreja

 Ele salienta que “a Paróquia está inserida em um bairro marcado pela tradição cultural e tem o papel de valorizá-la. No caso da Folia de Reis é uma retomada da manifestação folclórica e cultural do povo, que tem sido sufocada por outras realidades atuais do mundo. É preciso valorizar a religiosidade popular, especificamente nesse caso, impregnada pelo louvor ao Menino Deus. para que ela não se perca e seja esquecida. Por isso, meu  incentivo junto com a atuação da paroquiana Luciana Vieira,  para que a família Naves retomasse o ritual da folia, visitando casas  nos nove setores que compõem a Paróquia.”

 No caso do show de lançamento do CD do Gabriel Guedes, “filhote” do Clube da Esquina, padre Márcio conta que foi procurado pelo músico com o pedido de liberar a igreja para a apresentação. “Fizemos uma avaliação sobre o tipo de música que seria apresentada e junto com outras pessoas da paróquia vimos que era possível e contamos inclusive com o apoio da Diocese. A igreja está aberta ao diálogo com a cultura do bairro”, explica.

Lançamento do CD do músico Gabriel Guedes na igreja de Santa Tereza

 Padre Márcio diz que esse diálogo está de pé para outras manifestações desde que seja feito um discernimento sobre as propostas e avaliadas se é possível conciliá-las com a missão da igreja. “É claro que nem é tudo que se apresente como proposta será aceito. Serão considerados o tipo de arte, o porte do evento e feita uma análise”, finaliza.

Anúncios